10 Dicas

Como eternizar a hora do sim?

O casamento é um dos eventos mais importantes da vida – no qual é investido tanto tempo, sonho e dinheiro. Depois que o bolo é partido, os convidados vão embora e as luzes se apagam, é tarde demais para reclamar com o fotógrafo ou a empresa responsável pela imagem. O melhor é contratar um fotógrafo especializado para registrar a cerimônia e não se arrepender depois. Mas como saber quem é o fotógrafo ideal?

Antes de fechar o contrato, é preciso reparar na: qualidade do trabalho, personalidade do profissional, comunicação entre ele e o casal, serviços disponibilizados pela equipe de fotografia, além dos produtos e preço praticados. Reunimos as principais dicas nos tópicos abaixo.

Fotos que estão na moda

Não acreditamos em rótulos, mas vejo que os noivos têm buscando trabalhos cada vez mais personalizados, espontâneos e que passam a emoção dos momentos clicados.

Estilo

É uma das características mais importantes na hora de se escolher um fotógrafo. Cada profissional tem um estilo, olhar, bagagem cultural, formação peculiar. Uma visão diferenciada do casamento e da importância que ele tem para os noivos. Por isso, os noivos devem conhecer o trabalho de alguns fotógrafos antes de fechar um contrato, lembrando de observar sempre se o estilo os agrada. Para isso, o ideal é observar o site e o portfólio do fotógrafo, tentando identificar se ele faz o estilo mais clássico, se as imagens são despojadas, se os registros são posados ou espontâneos, se o trabalho é clean ou tem muitos elementos. E se tudo isso corresponde ao que se deseja.

Experiência

É importante verificar o tempo de atuação do fotógrafo no mercado. Algumas associações internacionais de fotógrafos de casamento profissionais, como a ISPWP, consideram que um profissional experiente é aquele que já tenha acumulado mais de 50 registros.

Especialização

Em qualquer área, é muito importante que o profissional seja especializado naquilo que faz. Por exemplo, um fotógrafo de natureza ou de produtos é um fotógrafo, no entanto, ele pode não ter habilidades e conhecimentos para fotografar pessoas e eventos.

Comunicação e confiança

O fotógrafo deve ser capaz de responder todas as dúvidas do casal antes da contratação, transmitir confiança, ouvir o que os noivos têm a dizer e explicar com detalhes o que está incluído ou não nos serviços, sem deixar dúvidas

Serviços

Para descobrir o nível de qualidade do serviço e das imagens, é importante saber o número de pessoas que serão envolvidas no registro do evento, como também o total de horas que serão dedicadas à execução do trabalho. Saiba que um resultado com qualidade está diretamente ligado a uma equipe que conta com mais de um fotógrafo, e bons assistentes de iluminação, “pois fotografia é escrever com a luz’”, e sem ela não há fotografia.

Produto final

Saber detalhes sobre o produto final dos serviços contratados é fundamental. Como é o acabamento, se as imagens são entregues em alta resolução para que o cliente tenha a liberdade de imprimir a foto que quiser, ou se o fotógrafo fornecerá as fotos em baixa resolução (fazendo com que o cliente recorra a ele toda vez que quiser uma cópia). Também é bom lembrar: um trabalho fotográfico com qualidade pode ser ameaçado por um álbum mal feito. Um registro medíocre não pode ser salvo por um belo álbum. O conteúdo e a apresentação das imagens caminham juntos.

Prazo de entrega

Procure saber qual o prazo de entrega do álbum, evitando transtornos posteriores.

Preço

Para comparar preços de serviço, procure deixar bem claro quais os produtos e serviços você escolheu. Compare produtos similares, como tamanhos de álbuns, acabamentos e produtos agregados a cobertura do evento. No entanto, o olhar e o estilo são aspectos muito difíceis de serem comparados, pois cada um possui a própria característica e a diferença dos trabalhos começa por aí. Lembre-se que na hora de contratar um fotógrafo, você está escolhendo alguém para contar a história de uma vida, e isso não tem preço. Tudo que é contratado para a celebração de um casamento acaba em pouco mais de quatro horas, e o que realmente fica é a fotografia. É ela quem vai reativar todas as lembranças do grande dia.

Qualidade

Todo casal merece receber um trabalho bem feito. Os indicadores técnicos devem corresponder a alguns requisitos, tais como passagens perfeitas de cinza em imagens em preto e branco; impressão da fotografia proveniente de laboratórios fotográficos confiáveis; imagens coloridas com tons de pele correspondente ao natural e a maneira como a cena foi iluminada pelo fotógrafo. Além disso, existem os indicadores subjetivo: analise se as imagens do fotógrafo que você está contratando são carregadas de sentimento; se os álbuns elaborados por ele são todos parecidos, ou se contam, de forma diferenciada, a história de cada casal.

Lembre-se: ao contratar um fotógrafo de casamento é importante escolher o ‘intérprete’ que mais se assemelha a personalidade do casal. Quando o trabalho de um profissional agradar as expectativas, procure entender o motivo que o levou a gostar dele. Não existe certo ou errado, existe estilo e cada fotógrafo possui o seu.

Uma última dica: é importante não apenas conhecer o estilo dos candidatos a fotógrafos, como também saber diferenciar os profissionais que trabalham com paixão e aqueles que fotografam apenas por dinheiro. Isso é possível por meio de uma análise do portfólio: um fotógrafo apaixonado pelo que faz carrega o amor para dentro das imagens.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s